Ir para conteúdo
Logo Infralobo

Recolha de Resíduos Sólidos

O setor da Recolha de Resíduos Sólidos tem vindo a ganhar grande ênfase na sociedade atual, dadas as necessidades prementes de encontrar soluções sustentáveis para a rejeição/reutilização dos resíduos. Toda a conjuntura legislativa aponta para a atribuição de “valor” aos Resíduos, para que definitivamente passem de “lixo” a matéria-prima.

É determinante a aposta na sensibilização de todos, porque os aterros sanitários têm uma capacidade limitada cuja utilização pode no entanto ser melhorada, caso os índices de separação de resíduos sejam incrementados – aumentando a separação de resíduos para reciclagem reduz-se a deposição em aterro.

A Infralobo tem investido na aquisição de soluções para deposição seletiva e indiferenciada de resíduos, orgulhando-se da taxa relativamente alta de cooperação dos seus clientes. No entanto, concluímos que muito mais pode ser feito, pois continuam a ser depositados diariamente resíduos em aterro que são passíveis de valorização. Os custos inerentes à operação de recolha e depósito de resíduos e limpeza urbana, onde são incluídas inúmeras tarefas que são indispensáveis à criação de um bom ambiente, revelam-se bastante onerosos, pelo que é imprescindível que cada um de nós possua uma cultura ambiental, especialmente quando nos preparamos para rejeitar qualquer resíduo.

A legislação também força a que todo este processo de consciencialização ambiental seja uma realidade, pois são aplicadas taxas muito penalizantes aos produtores de resíduos, neste caso à Infralobo, que por sua vez as terá de repercutir nos seus clientes.

Para informação sobre os locais de deposição de resíduos existentes, consulte o mapa da área de intervenção da Infralobo.